quinta-feira, 9 de junho de 2016

ESCOLHENDO O CAPACETE MAIS SEGURO - [DICAS]

Escolher o capacete mais seguro não é tarefa fácil. Com tantas opções no mercado, às vezes o motociclista se perde em busca da opção mais certeira.




A primeira dica é sempre priorizar pelos capacetes fechados ou escamoteáveis, pois protegem a cabeça inteira, reduzindo assim os riscos de lesões. Abaixo veja as áreas que mais sofreram impactos em um capacete:




Capacetes fechados ou escamoteáveis significam segurança

Não é novidade para nenhum motociclista que o capacete deve possuir o selo do INMETRO. Na teoria, todo capacete que tem o selo do INMETRO é seguro, mas um erro grave que o Instituto comete é não classificar para o usuário o nível de segurança que tal capacete. É notório que existem capacetes mais seguros que outros.

Em razão disso, você pode optar pelos capacetes que passam pelo rigoroso teste europeu de segurança SHARP (Safety Helmet Assessment and Rating Programme). O SHARP realiza testes criteriosos ao extremo e, ao final, o capacete recebe uma nota que vai de 1 a 5 estrelas, em uma escala em que quanto maior é o número de estrelas, maior é a proteção.



Um capacete com notas 4 e 5 estrelas no SHARP, com certeza é uma excelente opção. Vale lembrar ainda que não é o preço que determina o nível de segurança de um capacete, por isso, preço alto não é garantia de qualidade. Fique atento.



Selo do INMETRO e SHARP são muito importantes na hora da compra

Outro ponto importante é que existe um capacete específico para cada necessidade. Basicamente, ou o capacete se encaixa na categoria de On-Road (para estradas pavimentadas) ou Off-Road (para estradas não pavimentadas).

Para capacetes Cross, utilizados por motociclistas que gostam de andar em trilhas, por exemplo, a queixeira (parte que protege o queijo do usuário) é um item importante. Já para as pistas, são indicados capacetes feitos com fibra de carbono e cinta jugular de anel duplo, garantindo maior resistência e segurança.

Ainda falando em segurança, o capacete não pode estar folgado em que o está vestindo. O melhor teste para verificar o tamanho correto é colocar a fita métrica acima da orelha e medir o capacete ideal para você. Veja a tabela abaixo e descubra a sua medida certa:

MEDIDAS:



FONTE TEXTO:http://www.motorede.com.br/dicas-para-escolher-o-capacete-mais-seguro/

FONTE 1ª IMAGEM DOS CAPACETES:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100009475481388&fref=photo
________________________________

5 comentários:

  1. Ótimas dicas, gostei mesmo. Eu opto sempre pelo escamoteável, vulgo Robocop, pois eu uso óculos e ele facilita demais minha vida.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a postage. Porém também tem o Dot americano, eu uso um Biltwell modelo Old school, excelente capacete com ótimas qualificações, porém não possui o maldito selo do Inmetro e se eu for parado por um guarda posso estar pacivo a multa. Mas também me arrisco com um aberto quando estou na cidade, não aconselho a ninguém usar o aberto embora eu o use.

    ResponderExcluir
  3. pode estar passivo mais nunca vi ninguem ser multado eles nao olham isso ao nao ser que seje aqueles guardas de transito em mega blitz, e sobre capacete aberto
    eh proibido nas estradas (BR) mas na cidade eh permetido , porem eu acho que da estilo mais é para um role de booa e nao dia dia pq nao proteje o que mais precisa né

    ResponderExcluir
  4. Moto é na Haojue Motos, referência no setor de duas rodas, no motociclismo brasileiro e em motos de baixa cilindrada. Confira.Moto

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...