quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Como esticar corrente da Intruder

Dicas - Como esticar corrente da Intruder !fotos da 125 cc

obs: é praticamente o mesmo procedimento para todas as cilindradas

Vamos Lá !

Você afrouxa a porca do eixo traseiro, estica a corrente (afastando a roda para trás, mesmo) e reaperta a porca do eixo. Mas você precisa estar ciente de que não pode deixar ela muito esticada e nem muito frouxa. Existe uma "medida" correta para esta folga.

De acordo com o manual de serviço, esta folga pode variar entre 25 a 35mm (de 2,5 a 3,5 centímetros). A corrente deve ser inspecionada e limpa a cada 1.000 km.



Antes de iniciar este procedimento, você deve se certificar de possuir as ferramentas necessárias, que são uma chave de boca número 19 e outra número 12.




Esticando a corrente:
Primeiramente, coloque a moto apoiada no cavalete central. Afrouxe a porca que segura a roda no eixo traseiro. Duas ou três voltas são mais que suficientes. Não desaperte tudo, só o mínimo necessário para poder afastar a roda.



Nesse ponto a roda já está solta, agora você deve desapertar a porca que segura o parafuso, este por sua vez é o responsável por afastar a roda.



Agora vem a parte mais "chata". Preste atenção na foto abaixo e perceba a existência de ranhuras. Elas devem ser utilizadas como medida, observe a presença dela nos dois lados do eixo.



O parafuso que vai esticar a corrente é essa que está na foto abaixo. Muita atenção, pois você deve estar atento na medida de ambos os lados. Elas devem estar na mesma medida.




Depois de regular o ajuste da corrente, aperte a porca do parafuso e por último aperte a porca do eixo traseiro. Recapitulando;



1 - Desapertar a porca do eixo traseiro
2 - Desapertar a porca do parafuso ajustador (ambos os lados)
3 - Regular o ajuste da corrente, tendo como base as ranhuras (ambos os lados)
4 - Aperte a porca do parafuso ajustador (ambos os lados)
5 - Aperte a porca do eixo traseiro

Lembre-se de não deixar a corrente muito esticada, pois quando você subir na moto, a tendência é que a corrente estique mais um pouco, devido a balança. Se você anda com garupa a tendência é que ela estique mais ainda. Mas nada para se preocupar, deixando a folga entre 25mm a 35mm, está tudo certo.

*** Dica *** = Um mecânico me ensinou que se estiver em duvidas se esta muito esticado ,tente colocar 3 dedos entre o chassi e a corrento , esse seria o ideal, se apertar os dedos ou nao couber esta esticado demais ******

Parece complicado, mas não é. Se for o caso, leia este post duas, três ou vinte vezes até realmente entender o que precisa ser feito. Imprima, anote em um papel, reserve um tempo livre, separe as ferramentas necessárias e boa sorte!



Fonte :Intruder125

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