segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A origem dos coletes - DICAS




Você sabe de onde surgiram os coletes usados por integrantes de moto clubes mundo afora? Sabia que eles têm influência nos veteranos da Segunda Guerra e em cowboys do velho oeste americano? Uma simples peça de vestuário que serve muito além do que mera identificação do moto clube.




No início da era do motociclismo, os primeiros Moto Clubes eram formados por veteranos do exército que usavam o mesmo tipo de identificação com a qual eles estavam acostumados durante a Segunda Guerra Mundial: jaquetas de couro com pinturas indicando o seu esquadrão, inspiradas na arte das aeronaves de guerra. O costume continuou em todo moto clube, fazendo com que seus integrantes usassem as jaquetas com seu respectivo emblema.



Por muito tempo a jaqueta de couro serviu dois propósitos: identificar o moto clube da qual o dono fazia parte e proteger de inevitáveis tombos, já que os pioneiros eram chegados em corridas e a jaqueta de couro era a melhor proteção na época. Porém, com o tempo, a jaqueta foi sendo trocada pelo colete, de jeans ou ainda de couro. A razão para isso nunca ficou clara, mas existem duas teorias que tentam justificar essa troca.



Alguns acreditam que é por influência dos cowboys do velho oeste norte-americano que costumavam usar coletes de couro para proteger o peito do frio, mas de forma a deixar os braços livres para se movimentarem e cavalgarem melhor. Outros acreditam que os coletes foram a maneira encontrada de se mostrar o logo do clube tanto no calor como no frio. Um colete jeans, por exemplo, pode ser usado tanto sobre uma camiseta quanto sobre uma jaqueta de couro, e as cores do clube continuam em evidência em ambas as situações.



Sem falar que existe um motivo muito prático para os coletes fazerem tanto sucesso entre quem anda de moto, e que vai além da imagem dos moto clubes: os bolsos. É muito prático para o motociclista carregar as pequenas coisas do seu dia-a-dia nos bolsos de um colete.



No entanto, tratando-se de moto clubes, logos e emblemas, sempre vem a dúvida: mesmo não sendo integrante, posso usar um colete? Claro que pode, ninguém vai lhe impedir de vestir um colete. Mas tome cuidado para não provocar ou desrespeitar ninguém, como por exemplo, imitar o logo de um moto clube existente, ou usar adereços de clubes que você não faz parte. Em geral, os integrantes levam a imagem de seu clube muito a sério e, muitas vezes, suaram para conquistarem seus escudos. Assim, não gostam de ver pessoas ostentando seus ícones “de graça” e sem nenhum esforço.




Lembrando que, sendo integrante, conhecedor ou meramente admirador dos moto clubes, todo motociclista deve prezar sempre pela sua segurança, usando os itens essenciais além daqueles que identificam o seu moto clube como o colete ou a jaqueta de couro ou jeans.


todas as imagens foram retiradas do site de busca google:
texto : https://eritonmotos.wordpress.com/2015/08/04/origem-dos-coletes-dos-moto-clubes/

2 comentários:

  1. Show o Post , cara como sempre seu blog está de parabéns, faltou a teoria dos caminhoneiros americanos, mas está de parabéns irmão.

    ResponderExcluir
  2. Moto é na Haojue Motos, referência no setor de duas rodas, no motociclismo brasileiro e em motos de baixa cilindrada. Confira.Moto

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...