Tutorial Feito por : Renan Justino :
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Atenção: o procedimento detalhado aqui foi feito e criado por mim e pode ser reproduzido livremente. Porém, não me responsabilizo por danos no pneu ou quaisquer outros problemas causados.
CUSTO APROXIMADO: R$ 33
TEMPO GASTO: Aprox. 4 horas
ITENS NECESSÁRIOS:
- Tinta para Tecido: encontrada em lojas para suprimentos de pintores e artigos para faixas de publicidade de cor branca;
- Pincel médio de pintura padrão, um pouco menor do que a borda/diâmetro da faixa do pneu que você quer pintar. Não é ideal comprar do mesmo tamanho pois as "escorregadas" darão um trabalhinho chato pra retirar depois;
- Pincel pequeno para o retoque/acabamento;
- Durex/fita que grude bem no pneu: para delimitar a linha da pintura, como em uma parede;
- Pano, água e álcool
PASSO A PASSO:
1) Passe um pano com bastante álcool e água para retirar qualquer sujeira da borda do pneu que será pintado. Aguarde uns 10 minutos até que o álcool evapore e o pneu esteja completamente seco.
2) Vá colocando a fita/durex para delimitar a linha circular da pintura nas bordas. DICA: não precisa colocar no início da roda (a não ser que seja preta), pois a tinta que passar ali pode ser facilmente retirada depois de seca. Dá menos trabalho tirar com um pano do que delimitar todo o raio com o durex; o correto é cortar em pedaços do tamanho de um dedo e ir colocando em volta da linha a ser pintada. Evite colocar tudo de uma vez pois as fitas podem começar a descolar. Coloque uma parte, pinte e coloque a outra depois.
3) Passe o pincel na tinta, deixando um pouco de excesso nele propositalmente. Passe no pneu e vá pintando em um único sentido até que o preto seja coberto. Nas partes das letras/relevos do pneu, passe o pincel apontando para que cubra todos os buraquinhos e depois alinhe continuando a pintura no mesmo sentido. Nessa etapa, não se preocupe com tantos buracos, principalmente no limite. Pinte todo o diâmetro
4) Ainda com as fitas coladas, utilize o pincel pequeno para dar o retoque nas áreas pequenas que ficaram falhas e desenhar perfeitamente o limite da pintura branca, principalmente o vão entre a roda e o pneu;
5) Deixe todas as fitas e espere a secagem por, no mínimo, 1 hora. Repita o processo nos outros pneus;
DICA: o pneu traseiro (o original) é mais fácil. Existe um limite da borda lateral e da banda de rodagem mais evidente, nem utilizei durex nos traseiros, mas requer um pouco de prática;
6) Deixe secar por 24h. Depois, retire as fitas e avalie falhas ou limpezas necessárias. Para limpar as escapadas, basta usar um pano ou uma escovinha de cerdas duras (até de dente), molhando ela em álcool e esfregando para saída da tinta.
INFORMAÇÃO IMPORTANTE: esta tinta não é fixa e extremamente resiste à chuva. Ainda não peguei chuva com ela, mas parece que quanto mais demãos, mais difícil será de sair.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostei da Dica! Parabéns! Breve irei fazer no meu pneu dianteiro... Pois o traseiro irei comprar já com faixa branca! Outra dica! Me indicaram a Tinta Vinilica, própria para borracha, dessa mesma marca!
ResponderExcluirAbraços!
Muito bom o blog!
ResponderExcluirEm relação a durabilidade...como está hoje?
De quanto em quanto tempo reparar?
Não resseca o pneu?
brigado!
Conte se esta durando! Obrigado
ResponderExcluirOuvi falar que usar a tinta Plastidip spray é ótima. . Sabe me dizer? A sua está durando?
ResponderExcluirOuvi falar que usar a tinta Plastidip spray é ótima. . Sabe me dizer? A sua está durando?
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